(11) 2950 2304 / 2976 2763
Acompanhe também

Andropausa e menopausa : destes males ninguém escapa!

Homens e mulheres após os 40 anos começam a ter perda hormonal e em conseqüencia disso começam a aparecer os indesejáveis sintomas. Quem nunca ouviu falar : Estou ficando velho ? Estou cansado ? Não tenho mais aquela disposição! isto pode ser Andropausa ou Menopausa!
As mulheres no período da Menopausa geralmente procuram tratamentos. Já os homens por sua vez no período da Andropausa passam por todos os sintomas e na maioria das vezes não procuram tratamentos por falta de informação . Procurar um médico para uma avaliação é de suma importância.
O fitoterapeuta André Resende, autor do livro “O poder das ervas ,vida natural” , dá várias dicas de como amenizar estes sintomas nos homens e nas mulheres através das ervas e dos alimentos.
 
Andropausa
Estudos tem apontado o Tribulus Terrestris (espinho-do-diabo) como uma das opções mais eficazes no combate aos efeitos da queda dos níveis de testosterona, hormônio vital para o corpo do homem,que desempenha papéis como a construção dos músculos e promoção da força. A vitalidade da planta vem de um princípio ativo bastante comum em ervas medicinais ,a Sapomina, que aumenta a absorção de certos minerais ao organismo.Isso sem contar que o Espinho-do-diabo ,também é rico em esteróides,flavonóides ,ácidos de óleos insaturados,cálcio ,fósforo, ferro e proteína.sendo assim ,além de atuar como hormônio natural ,ajuda na redução do colesterol ,melhora o humor ,garante mais autoconfiança e favorece a manutenção da massa muscular. Pode contribuir ainda para o aumento da libído, freqüência da ereção e reconquista da atividade sexual, aliás,uma das maiores preocupações dos homens nos quadros da Andropausa
O naturopata e especialista em fitoterapia André Resende dá a dica do chá de Maca (Lepidium Meyenii walp) ,o Gingseng dos andes. Ideal para estimular o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea, inclusive na região do pênis.
 
Câncer de próstata
“Para evitar a doença o melhor é fazer exames preventivos a partir dos 40 anos” assegura o naturopata André Resende. Nos homens, esse tipo de câncer já ultrapassou em incidência o de pulmão e é a segunda maior causa de morte entre o público masculino considerando todos os cânceres,segundo informações do ministério da saúde. Os fitoterápicos podem trazer efeitos importantes para a prevenção e tratamento desse mal. No entanto ,é preciso levar em conta que hábitos saudáveis e fatores hereditários também contribuem para o surgimento da patologia. Diversos alimentos vêm angariando reconhecimento dos especialistas em urologia sobre a possibilidade de afastar o problema.Exemplo disso são os leguminosos como tomate e cenoura e frutas como mamão, melancia , goiaba e uva. Já o alho e a cebola contém um composto sulforoso, o Allium ,outra fonte estudada no combate ao câncer de próstata. Merecem destaque também verduras como brócolis, couve-flor e espinafre ,ricos em betacaroteno ,outro composto interessante para espantar tumores.Vale ainda destacar o uso de plantas como Unha-de-Gato (Uncaria Tomentosa) ,conhecida por possuir alcalóides que estimulam o sistema imunológico e a Graviola (Anoma Muricato l.),que contém propriedades ativas contra células cancerígenas .
 
Disfunção erétil ,não!
É possível apontar extensa lista de causas psicológicas e orgânicas capazes de impossibilitar que o homem tenha relações sexuais. E ,na maioria dos casos,esses fatores agem em conjunto. de patologias endócrinas (como diabetes ) até dificuldade de comunicação e afetividade,são muitos os motivos que podem gerar impotência. além de psicoterapia e medicamentos estimulantes e revitalizantes,às vezes até cirurgias, a mãe natureza também oferece meios para garantir a vitalidade sexual. O ginseng (Panax Ginseng) ,há tempos,é empregado para promover longevidade e propiciar qualidade de vida .nocaso específico dos homens ,a planta também serve para melhorar a rigidez peniana,além de aumentar a libido e a satisfação sexual .Já a Catuaba (Anemopaegna Mirandum ) é outra fonte de energia,além de ser afrodisíaca.merece atenção ainda a damiana ( turnera diffusa) ,pequeno arbusto utilizado há mais de um século como remédio natural para impotência ,por estimular os orgãos genitais (as folhas contêm beta-sitosteral,precursor de hormônios sexuais.)
O famoso Gingko Biloba por sua vez ,conta com princípios ativos que favorecem a circulação peniana. A Maca( Lepidium Meyenii Walp)também serve nesses casos ,porque melhora a fertilidade e aumenta o processo de produção dos espermatozóides e a potência sexual .
O Oats (Avena Sativa) também é outra alternativa .Esse fitoterápico contém a maior concentração de zinco já identificada em plantas medicinais,importante mineral para o bom funcionamento dos orgãos genitais .
No tratamento de disfunções sexuais,pode ser consumido associado à Urtiga (Urtica Dioica l) que auxilia na circulação da região da próstata.
Coração protegido
Praticar caminhadas diariamente,comer com moderação e várias vezes ao dia ,enriquecera alimentação com frutas,legumes ,queijo branco, ricota,arroz integral,peixes e carnes magras cozidas,reduzir gorduras ,frituras,chocolates ,doces,açúcar refinado e derivados de farinha branca.Essa é a resposta do especialista André Resende quanto questionado sobre métodos naturais para evitar problemas no coração .Mas há também uma série de fitoterápicos que , em forma de chá,ajudam a combater o colesterol ruim , e hipertensão,como a Sete-Sangrias( Cuphea Balsamona) ,a alcachofra ( Cynara Colymus) e o Dente-de-Leão ( Taraxacum Officinale) . Já a uva vermelha pode aumentar o colesterol bom ,é antioxidante ,rica em licopeno ,ótima para combater doenças da próstata e o mal colesterol .
usar alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 , são fundamentais para uma boa saúde ,inclusive para prevenir a hipertensão. alimentos ricos em magnésio e potássio devem também fazer parte do dia-a-dia .
Agora ,veja algumas dicas que ajudarão no controle da andropausa :
 
*Pasta para melhorar a disfunção erétil e sintomas da andropausa:
Tribulus terristris pó -30 gramas;
Maca pó-30 gramas;
Catuaba pó -30 gramas;
Ginseng pó -30 gramas
Gingko biloba-30 gramas
Mel -600 gramas
Misturar tudo até virar uma pasta , colocar em um pote seco e limpo com tampa, tomar uma colher de sopa 2 vezes ao dia .
Não é necessário conservar em geladeira ,pois o mel é um conservante natural .Validade 2 anos
 
*Suco para melhorar sintomas do Estresse e Andropausa:
Semente de girassol sem pele -1 colher de sobremesa
Semente de abóbora sem pele -1 colher de sobremesa
Pólem 1 colher de sobremesa
Guaraná pó 1 colher de café
Polpa de acerola – 1 colher de sopa
Polpa de açaí -1 colher de sopa
Água -1 copo
Bater juntos e tomar pela manhã
 
*Chá para melhorar os sintomas da Andropausa como ansiedadde, insônia e irritabilidade :
Abacaxi -1 fatia
Mulungú -1 punhado de dedo
Tilia -1 punhado
Marapuama casca -1 punhado
Kawa-Kawa-1 punhado
Água -1 litro
Colocar o litro de água para ferver junto com abacaxi , quando estiver fervendo colocar as ervas ,deixar levantar fervura ,desligar o fogo, deixar esfriar, coar e tomar 1 xícara de chá 4 vezes ao dia e 1 (uma) ao deitar
 
Menopausa:
As mulheres no período da Menopausa apresentam sintomas muito mais acentuados que os homens, tais como : irritabilidade,envelhecimento , insônia, queda e secura de cabelo ,secura de pele, secura vaginal,calores e desânimo .Tudo isso são sintomas da menopausa !
Ter uma alimentação equilibrada ajuda bastante no combate aos sintomas .Esta alimentação deve ser rica em frutas, legumes,verduras,grãos,alimentos integrais , ricos em soja ,produtos ricos em fibras, a mesma alimentação indicada para os homens no sintoma da Andropausa .
Evitar gorduras , açúcar e alimentos industrializados.
A prática de atividades físicas é fundamental .Tomar 3 litros s de água por dia é essencial .
É muito importante ter um bom funcionamento intestinal para que os sintomas sejam amenizados.
Algumas dicas de ervas e alimentos para amenizar os sintomas da Menopausa :
*Pasta para melhorar os sintomas da Menopausa e na reposição hormonal natural feminina:
Cimicifuga pó -20g
Amora pó -30 g
Mulungú pó -30 g
Anis estrelado po-30 g
Mel 500 g
Misturar tudo até virar uma pasta ,colocar em um pote limpo e seco ,tomar 1 colher de sopa ,3 vezes por dia .não é necessário armazenar na geladeira pois o mel é um conservante natural .validade 2 anos .
 
*Suco para ajudar no combate dos sintomas da Menopausa e do Estresse:
Inhame batata crua ( 1 pequena ou ½ grande )
1 copo de leite de soja
1 colher de sopa de semente de linhaça dourada
1 colher de sobremesa de semente de abóbora sem pele
2 damascos picados
Mel à gosto para adoçar
Bater juntos e tomar 1 copo pela manhã
 
*Chá para melhorar a insônia e ansiedade :
Erva cidreira 1 punhado
Melissa 1 punhado
Camomila 1 punhado
Hortelã 1 punhado
Mulungú 1 punado
1 litro de água
2 morangos
½ maçã picada
Modo de preprarar
Coloque a agua para ferver com a maçã e os morangos. Quando levantar fervura,coloque 1 punhado de dedo de cada erva, deixe levantar fervura novamente ,desligue o fogo,deixe esfriar ,coar e tomar 1 xícara de chá , 4 vezes por dia e 1 xícara ao deitar .
O chá deve ser feito no dia .todos os produtos aqui indicados só devem ser comprados com farmecêutico responsável, o qual garante a procedência .
 

  

TELENATU COMERCIAL LTDA

Rua Nilo Luís Mazzei, 307, Fundos

2081070

011 2976-2763

photo André Resende - Fitoterapeuta
Work:
Rua Nilo Luís Mazzei, 307, Fundos
São Paulo,SP   2081070
Work:011 2976-2763